BEM VINDO A ESTE ESPAÇO.

Este é um blog pessoal. Através dele procuro publicar um pouco de conteúdo sobre minha profissão, sobre quem eu sou, sobre minhas opiniões em diversos assuntos e um pouco do meu trabalho como jornalista.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Imposto sobre produtos

Cada produto que se adquire tem um determinado percentual de impostos embutidos no preço final daquele ítem. As classes mais baixas até desconhecem o pagamento de impostos. Este ano a Confederação Nacional da Industria (CNI) divulgou pesquisa mostrando que 55% dos trabalhadores que ganham até R$768,00 por mês acreditam que não pagam nenhum tipo de tributo ao governo.

Mas a verdade é que todos nos pagamos impostos, e muitas vezes eles são bastante salgados. No casos dos chamados produtos típicos de época, os tributos incidem ainda mais no bolso do consumidor brasileiro. Entretanto a sociedade do consumo está cada vez mais presente na hora de comprar, com impostos em alta ou não, a realidade é que o consumo vem aumentando cada vez mais.
.

Jornalismo serviço

Quem procura emprego tem a disposição o Sine - Sistema Nacional de Empregos. A agência deispões diariamente de vagas de trabalho em diversas áreas do mercado. Uma contribuição do jornalismo local, é difundir estas oportunidades de trabalho. Entra em cena os telejornais regionais.
.

Catadores de papel recebem qualificação profissional

Cursos de qualificação profissional e social são ofertados para trabalhadores da cadeia produtiva de materiais recicláveis. Os modulos são ofertados atraves do projeto do governo do estado, o Usina do Trabalho.

No início 16 municípios fizeram parte da inciativa que beneficiou 320 catadores. O objetivo é a inciativa possa se expandir e atender a mais de mil catadores de diversas cidades do interior, até o final de 2010.


Etapa vacinação Gripe A

A chamada Nova Gripe, a H1N1 levou milhares de pessoas aos postos de vacinação no município de Araxá-MG, assim como por todo Brasil. Na segunda fase as doses foram destinadas a crianças e doentes cronicos. Quase 10 mil araxaenses procuraram o serviço de saúde para se proteger do novo virus que tirou a vida de muita gente pelo mundo a fora.
.

Chegada do outono

Com excessão do verão, as quatro estações no Brasil são pouco acentuadas, cada uma reserva suas particularidades e características. O outono, que teve início em 20 de março, marca a transição entre o verão e o inverno, por isso reserva dias quentes, dias frios e até chuvosos. A estação também é caracterizada pela baixa umidade do ar e é quando os dias e noite costumam ter a mesma duração.
.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ressocialização de detentos

A população carcerária é cada vez maior. A lotação nos presídios é uma realidade que atinge a maior parte dos centros de cumprimento de pena. A triste realidade é que muitos detentos são reincidentes. Para modificar esta situação uma serie de programas busca ressocializar quem termina de cumprir a pena junto a sociedade.

Um caso de experiência bem sucedida está no Presídio de Araxá. É onde os presos estão envolvidos em atividades que incluem trabalhos manuais e apoio aos que querem voltar a estudar.
.

Casos de Dengue

A dengue é uma doença que requer cuidados preventivos, e principalmente a colaboração efetiva da população, na eliminação de pontos de água parada onde o mosquito transmissor deste mau se reproduz. A falta de cuidados e de campanhas que incentivem a participação do cidadão nesta luta pode ocasionar aumento no números de casos da doença.

Neste contexto os telejornais buscam contribuir fazendo alertas constantes conforme é mostrado na reportagem que segue. Ainda assim em casos mais agudos é preciso medidas mais severas pra bloquear a crescente proliferação da dengue.

Interior também sofre com casos de assalto

Para quem reside nas capitais brasileiras, já se tornou comum assistir pela TV casos de assalto a mão armada. O pior é que cidades do interior estão cada vez mais passando a conviver com esta realidade. Lugares que antes eram considerados tranquilos e pacatos, estão começando a se tornar o cenário de crimes que antes não se ouvia nem falar.

Esta nota em vídeo mostra o caso de um assalto a mão armada, praticado por motociclista com o rosto coberto pelo capacete. Em Araxá-MG até uma campanha realizada através da parceria entre Polícia Militar e Associação Comercial, busca inibir o uso de capaceto no interior de estabelecimentos comerciais, mas nem isso impede casos de assalto com este.