segunda-feira, 22 de março de 2010
Um pouco do meu trabalho na TV – Pagamento IPVA 2010
Um pouco do meu trabalho na TV – Estacionamento para idosos
A reserva de vagas de estacionamento para pessoas com idade igual ou acima dos 60 anos é estabelecida por lei. Tanto o Conselho Nacional de Trânsito – Contran, quando o Estatuto do Idoso, propõe que 5% das vagas regulamentadas se destinem ao uso exclusivo dos veículos utilizados por idosos.
Como é o caso de várias outras leis no Brasil, esta também falta aplicabilidade. No caso do município de Araxá, apenas uma vaga, situada no Fórum da cidade esta demarcada para o uso dos idosos. Desta maneira este assunto foi motivo de pauta no telejornal da emissora de TV local, conforme se pode acompanhar no vídeo abaixo.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Um pouco do meu trabalho na TV – Mudanças no Grande Hotel do Barreiro em Araxá-MG
Evidenciar as notícias regionais e os assuntos pertinentes ao município a que pertence é um dos papeis de uma emissora de TV local. No vídeo que segue abaixo a reportagem aborda a mudança na administração do Grande Hotel do Barreiro em Araxá-MG. O complexo é um dos maiores patrimônios público arquitetônico do estado. O hotel é arrendado para ser administrado por grupos hoteleiros de grande porte. Em março de 2010, um novo grupo passou a assumir o local, após o processo de licitação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
O hotel faz parte de um complexo turístico da região, e é considerado na cidade e no interior mineiro o mais importante palco de grandes acontecimentos sociais, políticos e culturais. Foi projetado por Luiz Signorelli, em estilo missões e conta com aproximadamente 43.000 m² de área construída. O local impressiona visitantes, com imponentes salões, todos revestidos em mármore de Carrara e estrategicamente decorados por mobiliário épico que formam um conjunto de estilo com lustres de cristais da Boêmia, janelas com cristais de origem francesa e obras de artes em vitrais e afrescos.
Os apartamentos foram todos reformados, em um projeto que durou cerca de 4 anos até ser concluído. Com isso foram modernizados, permitindo aumentar a capacidade de hospedagem para cerca de 800 hóspedes. Muitos móveis que ali são encontrados ainda são do período da inauguração, a exemplo, das suítes, presidencial e governamental no segundo andar. O Grande Hotel do Barreiro de Araxá é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Um pouco do meu trabalho na TV – Vacinação contra Gripe A
Triste realidade é a preocupação que a Gripe A trouxe a todos nos brasileiros. Acredito que foi motivo de pauta em todas as emissoras independente da abrangência e localidade. Em Araxá-MG, depois de muito noticiarmos sobre a influenza A H1N1, tivemos o prazer de levar as informações sobre a campanha de vacinação.
Confira no vídeo a seguir, como foi a reportagem exibido no início de março. Por coincidência a vacinação teve início no dia 08/03/2010, data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.
Dona Beja – um mito na história de Araxá-MG, cenário de muitas propostas para que o Triângulo Mineiro se torne uma nova Unidade da Federação
O mito na região de Araxá narra que Ana Jacinta de São José foi uma cortesã de Minas Gerais, que tem a memória marcada pelo saudosismo de uma heroína. Um fato que mexe com o imaginário. Ainda na adolescência a personagem foi carinhosamente apelidada como Beja, pelo primeiro namorado, fazendo referência ao beija-flor, um pássaro muito comum na região e de beleza excepcional. Com a visita do ouvidor do rei (que vinha de Vila Boa, capital da província de Goiás, a São Domingos de Araxá no Sertão da Farinha Podre, hoje região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, também pertencente à província de Goiás na época) Beja foi raptada por tamanha era sua beleza e seus encantos. Levada para Vila de Paracatu do Príncipe junto ao ouvidor Beja recebeu finos tratos e instalações dignas de uma princesa. Narra à história que o ouvidor passava sobre o olhar atento da justiça de Goiás, pelo fato de ser o mandante do rapto da moça e do assassinato de seu avô, que tentara impedir o fato. Dando ouvido aos palpites de Beja, o ouvidor se empenhou em usar sua influência para voltar os alcances das terras do Sertão da Farinha Podre, a pertencerem novamente a Minas Gerais, de onde fora separado em meados de 1848, o que faria dele um homem livre dos olhos da justiça de Goiás. Assim a partir de 1816 o Triângulo volta a pertencer a Minas.
Hoje parte da história de Araxá de onde vem o primeiro ideal de emancipação é contada através dos famosos vitrais coloridos que retratam mapas do estado e os banhos nas águas energizantes e sulfurosas, e que decoram o teto das Termas, no Complexo Hidrotermal do Barreiro, inaugurado em abril de 1946. Nas paredes, afrescos com pinturas que retratam a história de Araxá desde a descoberta pelos bandeirantes, circulam o piso central, em um formato arredondado, cujo as pedras de mármore branco e preto formam no chão uma grande mandala de oito pontos. A construção localizada na cratera de um vulcão extinto fica a aproximadamente cinco quilômetros da cidade, é dotada de grandes janelas de vidro, de onde se pode observar um grande lago que ao redor é marcado por belos parques e jardins projetados por Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século, premiado internacionalmente, e falecido em 1994 no Rio de Janeiro, aos 84 anos.
Extraído do livro reportagem - O Triângulo Mineiro em busca de uma nova fronteira: as faces do discurso emancipacionista. Autor: Luiz Carlos FlorentinoUm pouco do meu trabalho na TV - Novas regras para candidatos a CNH
Uma possibilidade de mudança no sistema de aprendizagem adotado com candidatos a carteira nacional de habilitação foi motivo de pauta na TV, confira na reportagem em vídeo.
Para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) os alunos teriam que passar por simuladores de direção antes de assumirem o comando de um veículo em via pública, mesmo estando acompanhados sobre a orientação de instrutores especializados. A idéia é submeter alunos a uma espécie de videogame para após esta prática seguir uma vivencia real nas ruas.
Na proposta existe ainda a possibilidade de parte das aulas de direção ser realizadas no período da noite. Uma forma de educar os futuros condutores sobre diferenciais em se dirigir durante o dia e a noite.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Transparência
“ Nas eleição de 2010, todos os candidatos deverão apresentar suas fichas criminais ao TSE, que disponibilizará as informações aos eleitores através da internet ”
Um recurso que deveria estar sendo usado no Brasil já a muito tempo. Afinal em um país onde se convive com tanta corrupção não poderia ser diferente. E será que ainda existe algum cidadão que se posicione contra a abertura das fichas criminais de candidatos? A grande maioria aprova a iniciativa, e até questiona porque não tornaram tais informações públicas em anos anteriores.
O instituto Análise, apontou através de estudo recente que 91% dos eleitores acreditam que a imprensa contribui significativamente com o combate a corrupção, quando produz reportagens mostrando escândalos de políticos e autoridades ligadas ao governo.
A imprensa, o jornalismo nacional, tem sua credibilidade fortalecida, um fato que nós comunicadores atuantes não podemos deixar falhar, mesmo com a intervenção de políticos como os que não aprovam a necessidade de diploma para o exercício da atividade.